A Prefeitura Municipal de Itaporã do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e Igualdade Racial, em parceria estratégica com a Secretaria Estadual de Igualdade Racial (SEIR), deu um passo significativo na promoção da equidade e no combate ao racismo. Na manhã da última quinta-feira, 09 de outubro, foi realizada uma importante formação para o Conselho de Direitos da Mulher e Promoção da Igualdade Racial.
Foto: Néa Ventura
O principal objetivo desta capacitação foi empoderar as conselheiras, fornecendo-lhes o conhecimento e as ferramentas necessárias para uma atuação eficaz. A formação destacou a importância fundamental do papel do conselho na construção de uma sociedade mais democrática e justa, onde os direitos de todas as mulheres e a promoção da igualdade racial sejam garantidos.
A capacitação foi ministrada pelo Diretor de Ações Afirmativas da Secretaria de Igualdade Racial, Chris Teixeira Madureira, que abordou temas cruciais para a atuação do conselho. Entre os tópicos discutidos, estiveram a relevância do conselho e o papel ativo dos conselheiros na defesa e proposição de políticas públicas. Além disso, foram explorados conceitos como a Primeira Infância Racista (PIA) e a Promoção da Equidade, Transformando Realidades, sublinhando a necessidade de combater o racismo desde as suas raízes e em todas as fases da vida.
Chris Teixeira Madureira, Diretor de Ações Afirmativas da Secretaria Estadual da Igualdade Racial. Foto: Néa Ventura
A capacitação contou com a presença da Vide-prefeita Andréia Lima, representando a Prefeita Kéia Caponi (que cumnpria agenda de reuniões em seu gabinete) e a participação da Secretária Municipal da Mulher e da Igualdade Racial, Eliane Costa.
A Urgência das Políticas Públicas Antirracistas
É imperativo que o município de Itaporã do Tocantins continue a desenvolver e implementar políticas públicas antirracistas. Essas políticas são essenciais para corrigir injustiças históricas, fomentar o desenvolvimento de populações tradicionais e garantir que todas as cidadãs e cidadãos tenham acesso a oportunidades iguais, independentemente de sua raça ou gênero. A atuação de conselhos como o de Direitos da Mulher e Promoção da Igualdade Racial é vital para fiscalizar, propor e acompanhar a implementação dessas ações, assegurando que o compromisso com a igualdade se traduza em transformações concretas na vida da população.
Vice-Prefeita Andréia Lima, Diretor Chris Madureira, Secretaria da Mulher e Igualdade Racial Eliane Costa e Prefeita Kéia Caponi.
O Diretor Chris Madureira, ao final da capacitação, reuniu-se com a Prefeita Kéia Caponi em seu gabinete, onde parabenizou a gestão pela inclusão da Igualdade Racial junto a Secretaria da Mulher, enfatizando a importância deste grande passo no avanço de políticas antirracistas para o município, como também reforçou a parceria e o compromisso da Diretoria de Ações Afirmativas e da SEIR para fortalecimento da pauta em Itaporã do Tocantins.
Foto: Néa Ventura
Ao investir na capacitação de seus conselheiros e na promoção de um diálogo contínuo sobre igualdade racial e de gênero, Itaporã do Tocantins reafirma seu compromisso com um futuro mais inclusivo e justo para todos.