A Secretaria de Meio Ambiente realizou, durante as festividades esportivas de inauguração do Campo Society do Setor Casetins, uma ação em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março. A secretária Adriana Milhomem e sua equipe distribuíram panfletos com orientações sobre o uso consciente da água, destacando a importância de preservarmos esse recurso tão essencial para a nossa existência.
Água é recurso natural essencial, fonte de vida dos seres vivos, é o mais importante elemento essencial para a vida humana, compõe de 60 a 70% do nosso peso corporal.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) 2023, cada pessoa precisa de 3,3 mil litros de água por mês – cerca de 110 litros por dia. No Brasil, a média de consumo é de 129,51 litros diários de água limpa em casa.
Sabemos que 70% do nosso planeta é coberto de água, porém a maior parte da água é salgada e apenas 2,7% de água é doce e desse percentual apenas 0,1% correspondem à água disponível para utilização.
Devido à pouca disponibilidade de água doce, ações e hábitos sustentável devem ser inseridos no nosso dia a dia como forma de preservar e evitar o desperdício desse bem tão precioso.
Para isso, separamos seis dicas que podem ser facilmente implementadas e ajudar a preservar a água potável nas mais diversas atividades cotidianas:
1. Cronometre o banho
Um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água. Se você reduzir o tempo embaixo do chuveiro para 5 minutos, apenas 45 litros são utilizados. Portanto, o ideal é optar por banhos rápidos, que durem o tempo necessário para fazer a higienização do corpo.
2. Desligue a torneira ao escovar os dentes
As torneiras também são grandes responsáveis pelo desperdício. Escovar os dentes e lavar o rosto e as mãos com a torneira aberta pode representar um gasto de 12 litros de água.
3. Limite o uso da máquina de lavar
O ideal é usar a máquina sempre cheia e em ciclos completos de lavagem. Para isso, acumule mais roupas para lavar tudo de uma vez. Alguns eletrodomésticos mais modernos também oferecem um modo econômico, que gasta até 30% menos água e energia.
4. Reaproveite a água da máquina de lavar
A água utilizada na máquina de lavar costuma ser descartada pelo ralo. No entanto, por conter apenas resíduos de sabão, na maioria dos casos, ela pode ser reaproveitada e servir para lavar pisos, lavar o quintal e até regar plantas.
5. Verifique e corrija quaisquer vazamentos
Infiltrações e vazamentos podem acontecer sem que você perceba e representar um elevado desperdício de água.
6. Feche bem as torneiras
Torneira vazando é fácil de perceber e pode desperdiçar até 40 litros de água por dia
Depois que você conseguir colocar os novos hábitos em prática, é fundamental conversar com as pessoas sobre o consumo consciente de água e incentivar ações de economia desse recurso tão valioso.
É necessário preservar hoje para que não falte amanhã, use com consciência.